quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Tenha Consciência
Hoje, dia 20/11 foi intitulado dia da Consciência Negra.
Pra quem não sabe (e eu não sabia) hoje foi o dia em que o negro guerreiro Zumbi dos Palmares foi capturado, decapitado e exibido assim como está na estátua na Av Presidente Vargas no Centro do Rio de Janeiro*
Acho legal a proposta do feriado e tal mas eu me pus a pensar...
Eu tenho três amigos muito queridos, que se tornaram assim por serem o que são, por dizerem o que pensam, por me aturarem, por serem especiais, e a cor da pele deles é irrelevante.
Entretanto somente um dos três tem um dia "pra chamar de seu"
Concordo que existe preconceito velado contra os negros, concordo que foram muito mal tratados na época da colonização mas enquanto quisermos "remendar" essas coisas com homenagens e facilidades estaremos apenas colocando o negro em pauta mais uma vez.
O negro é o negro, assim como o é caucasiano, o indígena, o oriental...
Eu tenho parte da minha família composta por negros e me incluo nessa conta, mas minhas primas são lindas, tanto as negras, as morenas e as brancas. Cada uma com suas peculiaridades, defeitos e qualidades.
Eu conheço pessoas negras de todo tipo, gente bonita, gente feia gente inteligente, e gente nem tanto.
Assim como conheço brancos com as mesmas qualidades e defeitos.
Os melhores colegas que eu tenho, profissionalmente falando, são negros, um é um dos meus melhores amigos e o outro e o melhor dos fotógrafos que eu já conheci, entretanto de índole duvidosa. Mas sabe por que eu percebi que são negros, porque pensei no dia de hoje. Fora hoje, são apenas excelentes profissionais, um excelente fotógrafo e amigo inigualável que eu amo outro, o melhor fotógrafo mas como pessoa nem tanto. Ambos negros, mas e?
Minha melhor amiga é uma caucasiana que parece uma goiaba branca, ela merecia um dia só dela o "dia da consciência branca" mas não tem... Tem o dia Internacional da Mulher, mas esse dia tem o mesmo propósito e foi criado pelos mesmos motivos. Enfim.
Existe gente de toda índole, de todo tipo, em todos os lugares, enquanto separarmos por "negros" "mulheres" "gays" ainda que rendendo homenagem, ainda que criando leis que protejam, estaremos separando pessoas por detalhes irrelevantes.
Ninguém deve sofrer violência, não é a mulher nem o negro ou o gay, é NINGUÉM.
Já ouvi negros que eu considero cultos defendendo os feriados e as cotas justificando que já foram tratados piores que animais no passado. É uma "compensação"... Discordo, dar cotas pela cor da pele é dizer que aquele ser humano não é capaz por si só, então vamos ajudar. Na verdade a maioria não conquista porque é negra, a maioria não conquista porque é pobre e o ensino público é uma merda, mas o ensino público é uma merda para todos os pobres, não só os negros... Melhor seria melhorar o ensino, já que isso se for feito vai levar tempo, a medida imediata é cotas para pobres.
No dia em que todos tiverem o mesmo nível de estudo e as mesmas chances, aí teremos uma universidade completamente homogenia.
É por aí...
Beijos pros Caucasianos Elza e John e pro negro-gato-lindo William :)
Comprometo-me a fazer uma foto pra ilustrar o Post.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário